A ODISSÉIA
A Odisséia da coleção literatura em minha casa, obra adaptada da literatura clássica, com o volume 4 que é destinada a alunos das escolas públicas, portanto trabalhado sem a menor dificuldade com os meus alunos do 7º ano I das turmas B e D do CEA.
Ao enveredar pela leitura do livro a Odisséia sentir um grande prazer, pois por meio desta leitura tinha a oportunidade de fomentar nos meus alunos valores ora esquecido em nossas ações: respeito aos valores culturais, a mitologia e o folclore brasileiro o quanto anda fragmentado em nossa cultura, o maior de todos a honestidade, representada nas pessoas de Eumeu e Euricléia; a fidelidade representada por sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco, a Obediência retratada nas figuras da feiticeira Circe e da deusa Calipso, a generosidade como demonstrada pela deusa Palas Atenas e o deus dos ventos, agora não lembro o nome que engarrafou todos os ventos contrário a navegação deixando só o vento leste solto para facilitar sua chegada em casa.
Nas páginas do livro a Odisséia pude voltar ao meu tempo de criança no qual lia uma história e fazia questão de viver, viajando pelas páginas da mesma e com a Odisséia refiz este trajeto, dando uma fisionomia a Aquiles que morreu após sete anos de guerra em Tróia, a Ulisses, ou seja, Odisseu por não desistir da vontade de voltar para casa, o Telêmaco o qual não cansava de acreditar na sobrevivência do pai, a rainha Penélope pela fidelidade e só ia escolher um pretendente segundo as orientações de Ulisses que se seu filho nascesse barba e ele não voltasse ela o deveria deixá-lo morrer em sua vida ou no seu coração.
A coragem de Ulisses de enfrentar o mundo de Hades e Pesérfone, ou seja, o inferno no quais os gregos os via de outro jeito não como nós hoje o personificamos.
No livro a Odisséia foi perceptível à obediência exagerada dos humanos aos deuses como se tudo só fosse possível graças a eles. Tanto que quando Ulisses deu os méritos da vitória da Guerra de Tróia a sua pessoa caiu na ira de Possêidon, que acredita que eles venceram porque um profeta prediz algo e uma serpente marinha enviada por Possêidon engoliu uns guerreiros troianos.
Sem contar que Ulisses foi perseguido por Possêidon por ter deixado cego o seu filho Polifemo o Ciclópede, gigante de um olho só que gostava de alimentar-se carne humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário