PLANEJAMENTO DA 1ª OFICINA DO GESTAR II
Alcobaça, 25 de abril de 2009
I MOMENTO
Abertura do Curso do Gestar II pela Srª Secretária de Educação Mavilde Alves Carvalho e pela Coordenadora do curso a Srtª Andréia Ribeiro.
II MOMENTO
►Leitura e socialização da mensagem: O Rouxinol e a Rosa Vermelha;
►Direcionamento da socialização para o fazer pedagógico;
►Modelo de direcionamento:
· Muitas vezes preparamos nossas aulas com prazer e os alunos não demonstram receptividade;
· Ajudamos nossos colegas e somos mal interpretado;
· Em nossa vida afetiva, acontecem esses determinados fatos;
· Na vida pessoal e amorosa fazemos coisas para marido, filhos e pais e a compreensão não acontece.
III MOMENTO
Apresentação do programa Gestar II.
Apresentação do material do Gestar II.
IV MOMENTO
Estudo do Guia Geral e das Unidades I, II, III, IV e V;
Objetivo página 13;
Secção 1 páginas 14, 22, 44,59 e 67;
Secção 2 páginas 14, 50, 62 e 67;
Secção 3 páginas 15, 17, 34 e 67.
Oficinas coletivas: página 16 e quadro demonstrativo nas páginas 52 e 53;
Plantão pedagógico 16
Acompanhamento pedagógico 16
Secção 4 página 68
Secção 5 página 70
Secção 6 página 70
V MOMENTO
Dinâmica das fichas com perguntas e respostas para descontrair.
Socializar que esta dinâmica é uma forma de quebrar a rotina e relaxar.
VI MOMENTO
Orientação sobre como acontecerá às oficinas coletivas
Abertura do Curso do Gestar II pela Srª Secretária de Educação Mavilde Alves Carvalho e pela Coordenadora do curso a Srtª Andréia Ribeiro.
II MOMENTO
►Leitura e socialização da mensagem: O Rouxinol e a Rosa Vermelha;
►Direcionamento da socialização para o fazer pedagógico;
►Modelo de direcionamento:
· Muitas vezes preparamos nossas aulas com prazer e os alunos não demonstram receptividade;
· Ajudamos nossos colegas e somos mal interpretado;
· Em nossa vida afetiva, acontecem esses determinados fatos;
· Na vida pessoal e amorosa fazemos coisas para marido, filhos e pais e a compreensão não acontece.
III MOMENTO
Apresentação do programa Gestar II.
Apresentação do material do Gestar II.
IV MOMENTO
Estudo do Guia Geral e das Unidades I, II, III, IV e V;
Objetivo página 13;
Secção 1 páginas 14, 22, 44,59 e 67;
Secção 2 páginas 14, 50, 62 e 67;
Secção 3 páginas 15, 17, 34 e 67.
Oficinas coletivas: página 16 e quadro demonstrativo nas páginas 52 e 53;
Plantão pedagógico 16
Acompanhamento pedagógico 16
Secção 4 página 68
Secção 5 página 70
Secção 6 página 70
V MOMENTO
Dinâmica das fichas com perguntas e respostas para descontrair.
Socializar que esta dinâmica é uma forma de quebrar a rotina e relaxar.
VI MOMENTO
Orientação sobre como acontecerá às oficinas coletivas
QUADRO DEMONSTRATIVO
CARGA HORÁRIA DO PROGRAMA GESTAR II
Atividades Objeto de Estudo Estimativa de Tempo
01 Estudos Individuais 24 Unidades dos TPs (05 horas) para cada unidade 120 horas
02 Estudos Coletivos - Oficinas 16 Oficinas das unidades
02 oficinas introdutórias
02 oficinas de avaliação 04 horas cada 80 horas
03 Lição de Casa ou Socializando o Conhecimento 12 unidades dos Tps com 05 horas cada unidade 60 horas
04 Elaboração do projeto Do início ao término do curso 40 horas
Total de horas 300 horas
02 Oficinas: Introdutórias para apresentar o programa e todas as informações do Guia Geral (04 horas cada);
12 oficinas: Para serem desenvolvidas ao longo dos estudos com os cursistas (04 horas cada);
O4 oficinas: Abertas elaboradas pela formadora mediante a necessidade do grupo (o4 horas cada0;
10 Encontros: Encontros diversos para plantão pedagógico, acompanhamento pedagógico e elaboração do projeto (o4 horas cada);
(02 oficinas: De avaliação904 horas cada).
Total: 30 encontros ﻗ→120 horas presenciais
APRESENTAÇÃO DOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS
O sistema de avaliação do Curso do Gestar II é processual e formativo.
O professor cursista será encorajado a fazer uma investigação inicial, que lhe possibilita conhecer seus alunos e os orienta para o planejamento de seu trabalho cotidiano.
As avaliações acontecerão por meio do desempenho dos cursistas no início, durante e ao final do curso. Por meio de um portfólio reflexivo com os textos, fotos e as atividades desenvolvidas pelos cursistas em sala de aula, juntamente com as fotos e os relatos das práticas vivenciadas e das avaliações.
CRITÉRIOS ABORDADOS PARA A ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO
· Lição de casa;
· Transposições didáticas;
· Oficinas coletivas;
· Frequência;
· Auto-avaliação;
· Projeto interdisciplinar;
· Relato de sua experiência como educador;
· Relato de leitura, reflexão sobre seu processo de letramento e suas experiências como leitor desde a infância;
· Relatórios reflexivos das atividades realizadas com os alunos;
· Registros dos encontros presenciais;
· Textos teóricos que tenha lido, gostado e queira que faça parte de sua pasta;
· Fotos de sua sala de aula;
· Cópias das atividades desenvolvidas com os alunos (não escolha apenas as atividades dos alunos em destaque positivo, mostre também aqueles que têm dificuldades e que com seu trabalho tem conseguido se desenvolver de alguma forma;
· Sugestões de atividades que foram feitas por você e não estão no material do Gestar II que for pertinente.
· Outros descritores.
02 oficinas de avaliação 04 horas cada 80 horas
03 Lição de Casa ou Socializando o Conhecimento 12 unidades dos Tps com 05 horas cada unidade 60 horas
04 Elaboração do projeto Do início ao término do curso 40 horas
Total de horas 300 horas
02 Oficinas: Introdutórias para apresentar o programa e todas as informações do Guia Geral (04 horas cada);
12 oficinas: Para serem desenvolvidas ao longo dos estudos com os cursistas (04 horas cada);
O4 oficinas: Abertas elaboradas pela formadora mediante a necessidade do grupo (o4 horas cada0;
10 Encontros: Encontros diversos para plantão pedagógico, acompanhamento pedagógico e elaboração do projeto (o4 horas cada);
(02 oficinas: De avaliação904 horas cada).
Total: 30 encontros ﻗ→120 horas presenciais
APRESENTAÇÃO DOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS
O sistema de avaliação do Curso do Gestar II é processual e formativo.
O professor cursista será encorajado a fazer uma investigação inicial, que lhe possibilita conhecer seus alunos e os orienta para o planejamento de seu trabalho cotidiano.
As avaliações acontecerão por meio do desempenho dos cursistas no início, durante e ao final do curso. Por meio de um portfólio reflexivo com os textos, fotos e as atividades desenvolvidas pelos cursistas em sala de aula, juntamente com as fotos e os relatos das práticas vivenciadas e das avaliações.
CRITÉRIOS ABORDADOS PARA A ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO
· Lição de casa;
· Transposições didáticas;
· Oficinas coletivas;
· Frequência;
· Auto-avaliação;
· Projeto interdisciplinar;
· Relato de sua experiência como educador;
· Relato de leitura, reflexão sobre seu processo de letramento e suas experiências como leitor desde a infância;
· Relatórios reflexivos das atividades realizadas com os alunos;
· Registros dos encontros presenciais;
· Textos teóricos que tenha lido, gostado e queira que faça parte de sua pasta;
· Fotos de sua sala de aula;
· Cópias das atividades desenvolvidas com os alunos (não escolha apenas as atividades dos alunos em destaque positivo, mostre também aqueles que têm dificuldades e que com seu trabalho tem conseguido se desenvolver de alguma forma;
· Sugestões de atividades que foram feitas por você e não estão no material do Gestar II que for pertinente.
· Outros descritores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário