PLANEJAMENTO DA 1ª OFICINA DO GESTAR II
Alcobaça, 25 de abril de 2009
OBJETIVO: Apresentar o curso as metodologias para o desenvolvimento do Gestar II as cursistas e os conhecimentos a serem elencados por eles.
I MOMENTO
Abertura do Curso do Gestar II pela Srª Secretária de Educação Mavilde Alves Carvalho e pela Coordenadora do curso a Srtª Andréia Ribeiro.
II MOMENTO
►Leitura e socialização da mensagem: O Rouxinol e a Rosa Vermelha;
►Direcionamento da socialização para o fazer pedagógico;
►Modelo de direcionamento:
- Muitas vezes preparamos nossas aulas com prazer e os alunos não demonstram receptividade;
- Ajudamos nossos colegas e somos mal interpretado;
- Em nossa vida afetiva, acontecem esses determinados fatos;
- Na vida pessoal e amorosa fazemos coisas para marido, filhos e pais e a compreensão não acontece.
III MOMENTO
Apresentação do programa Gestar II.
Apresentação do material do Gestar II.
IV MOMENTO
Estudo do Guia Geral e das Unidades I, II, III, IV e V;
Objetivo página 13;
Secção 1 páginas 14, 22, 44,59 e 67;
Secção 2 páginas 14, 50, 62 e 67;
Secção 3 páginas 15, 17, 34 e 67.
Oficinas coletivas: página 16 e quadro demonstrativo nas páginas 52 e 53;
Plantão pedagógico 16
Acompanhamento pedagógico 16
Secção 4 página 68
Secção 5 página 70
Secção 6 página 70
V MOMENTO
Dinâmica das fichas com perguntas e respostas para descontrair.
Socializar que esta dinâmica é uma forma de quebrar a rotina e relaxar.
VI MOMENTO
Orientação sobre como acontecerá às oficinas coletivas
QUADRO DEMONSTRATIVO CARGA HORÁRIA DO PROGRAMA GESTAR II | ||
Atividades | Objeto de Estudo | Estimativa de Tempo |
01 Estudos Individuais | 24 Unidades dos TPs (05 horas) para cada unidade | 120 horas |
02 Estudos Coletivos - Oficinas | 16 Oficinas das unidades 02 oficinas introdutórias 02 oficinas de avaliação 04 horas cada | 80 horas |
03 Lição de Casa ou Socializando o Conhecimento | 12 unidades dos Tps com 05 horas cada unidade | 60 horas |
04 Elaboração do projeto | Do início ao término do curso | 40 horas |
Total de horas 300 horas |
02 Oficinas: Introdutórias para apresentar o programa e todas as informações do Guia Geral (04 horas cada);
12 oficinas: Para serem desenvolvidas ao longo dos estudos com os cursistas (04 horas cada);
O4 oficinas: Abertas elaboradas pela formadora mediante a necessidade do grupo (o4 horas cada0;
10 Encontros: Encontros diversos para plantão pedagógico, acompanhamento pedagógico e elaboração do projeto (o4 horas cada);
(02 oficinas: De avaliação904 horas cada).
Total: 30 encontros ﻗ→120 horas presenciais
APRESENTAÇÃO DOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS
O sistema de avaliação do Curso do Gestar II é processual e formativo.
O professor cursista será encorajado a fazer uma investigação inicial, que lhe possibilita conhecer seus alunos e os orienta para o planejamento de seu trabalho cotidiano.
As avaliações acontecerão por meio do desempenho dos cursistas no início, durante e ao final do curso. Por meio de um portfólio reflexivo com os textos, fotos e as atividades desenvolvidas pelos cursistas em sala de aula, juntamente com as fotos e os relatos das práticas vivenciadas e das avaliações.
CRITÉRIOS ABORDADOS PARA A ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO
- Lição de casa;
- Transposições didáticas;
- Oficinas coletivas;
- Frequência;
- Auto-avaliação;
- Projeto interdisciplinar;
- Relato de sua experiência como educador;
- Relato de leitura, reflexão sobre seu processo de letramento e suas experiências como leitor desde a infância;
- Relatórios reflexivos das atividades realizadas com os alunos;
- Registros dos encontros presenciais;
- Textos teóricos que tenha lido, gostado e queira que faça parte de sua pasta;
- Fotos de sua sala de aula;
- Cópias das atividades desenvolvidas com os alunos (não escolha apenas as atividades dos alunos em destaque positivo, mostre também aqueles que têm dificuldades e que com seu trabalho tem conseguido se desenvolver de alguma forma;
- Sugestões de atividades que foram feitas por você e não estão no material do Gestar II que for pertinente.
- Outros descritores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário