quinta-feira, 14 de junho de 2012

relatório de estágio



UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
UNIMES VIRTUAL


ZENAIDE MIRANDA DA ROCHA FRANCO







RELATÓRIO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO
















Alcobaça
2011

ZENAIDE MIRANDA DA ROCA FRANCO











RELATÓRIO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO


Relatório apresentado para a atividade de Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Médio, do Curso Licenciatura em Letras sob a orientação da profª Michelle Rafael.







Alcobaça
2011























Dedico este relatório de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Médio aos meus queridos filhos Kevin e Kimberlin que são minha razão de buscar mais conhecimento, para proporcionar mais conforto para ambos.






















Agradeço a Deus por permitir a realização de mais um sonho.
Aos meus filhos Kevin e Kimberlin por estarem sempre comigo.
A minha pessoa, especialmente, por jamais desistir de perseguir meus sonhos.





























Não é suficiente, para ser professor, saber os conteúdos dos manuais e dos tratados; conhecer as teorias da aprendizagem; as técnicas de manejo de classe e de avaliação; saber de cor a cronologia dos acontecimentos educativos; nomear as diversas pedagogias da história.
(ANDRADE, 2005, p. 1)


SUMÁRIO

1 DESCREVER O ESPAÇO ESCOLAR....................................................................
1.1  IDENTIFICAÇÃO...................................................................................................
1. 2 ESPAÇO FÍSICO..................................................................................................
1. 3 PROFISSIONAIS...................................................................................................
2  RELAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE........................................................................
3 RECURSOS
5 OBSERVAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO..............................................................
6 ANÁLISE DA AÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NA ESCOLA......................














RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR ENSINO MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL ERALDO TINOCO
1     DESCREVER O ESPAÇO ESOLAR

1.1 IDENTIFICAÇÃO

NOME: Colégio Estadual Eraldo Tinoco

ENDEREÇO: Avenida Antonio Carlos Magalhães, S/N, Palmeiras, Alcobaça, Bahia, 45990-000 e (073) 3293- 2211

SUBORDINAÇÃO: DIREC 9 - Secretaria Estadual de Educação

 ENTIDADE MANTENEDORA: É uma escola estadual   

CURSOS E TURNOS MANTIDOS: No período matutino e noturno, com os cursos regulares do Ensino médio, EIXO, PROEJA, EJA e EMITEC

TOTAL DE CLASSES E TOTAL DE ALUNOS POR CADA CURSO E TURNO MANTIDO

A escola estadual Eraldo Tinoco, fica localizada no bairro Palmeiras funciona com 8 salas no período matutino distribuídos entre as três séries. Sendo a 1ª série A com 40 alunos, 1ª série B com 36 alunos e 1ª série C com 35 alunos.  Na 2ª série A 33 alunos na turma da 2ª série B 33 alunos e por fim a 2ª série C com 31 alunos. A 3ª série são duas a A com 42 alunos e a B com 34 alunos. Na escola laboratório não contabiliza matrícula inicial, mais alunos frequentes. Nas turmas do noturno funciona a 3ª série C com 25 alunos, Eixo VI A com 32 alunos e VII B com 27 alunos e o Eixo VII A com 27 alunos, tem também as turmas do PROEJA II e IV, com a turma da PROEJA II 28 alunos e IV PROEJA 32 alunos
 A escola funciona no período noturno com uma turma de 3ª série; duas turmas de EIXO VI e uma turma de EIXO VII e uma turma de PROEJA- Técnico e Hospedagem e duas turmas da EJA- Ensino Médio Técnico II e III.
A escola estadual Eraldo Tinoco, fica localizada no bairro Palmeiras e não é mais do quê uma escola de ensino médio comum, a não ser, pelas grades que separam os alunos nos espaços físicos, observando a rotina dos alunos e as de prisioneiros são bem parecidos.
A escola laboratório Eraldo Tinoco tem a sede em Alcobaça, um anexo no distrito de São José com um total de alunos de 278, sendo no período matutino duas turmas de1ª série[1] sendo 1ª A e B, com 62 alunos, duas turmas de 2ª série A e B com 53 alunos e duas turmas de 3ª série A e B com 39 alunos. No período noturno funciona com o EIXO[2] VI  - A  com 14 alunos, EIXO VII[3]  - A  com 18 alunos, uma turma de 1ª série C com 19 alunos, uma turma de 2ª série com 40 alunos e por fim uma turma de 3ª série com 33 alunos.
A escola laboratório também tem um anexo no distrito do MST, ou seja, Projeto 40/45 com um total de 79 alunos sendo todas as turmas do regular que funciona no período noturno com a turma da 1ª série A com 34 alunos, a turma da 2ª série A 24 alunos e a 3ª série A com 21 alunos.
No anexo do distrito de Pouso Alegre funciona a EMITEC - Programa de Ensino Médio no Campo com Intermediação Tecnológica com duas turmas no vespertino 1ª série com 15 alunos, 2ª série 16 alunos e no noturno com uma turma de 3ª série de 18 alunos. No distrito de Taquari a EMITEC funciona com uma turma de 3ª série no noturno com 15 alunos.
Os monitores da EMITEC, que são três são pagos com verbas do município.
Então a escola laboratório funciona com 8 salas no matutino e no noturno com 6 salas.









1.2. ESPAÇO FÍSICO

Salas de aulas existentes no prédio

A escola laboratório conta com 9 salas de aulas, uma dela foi destinada para a biblioteca, mas esta está fechada por falta de funcionário.
As oito salas que funciona como ambiente de aprendizado são arejadas e adequadas ao aprendizado em si, desde que não seja observado o excesso de grade.

Especificar se são salas próprias ou adaptadas e descrever o aspecto geral e estado de conservação das salas
As oito salas do Colégio Estadual Eraldo Tinoco são salas comuns, a não ser pelos excessos de grades, que fazem lembrar a uma prisão, a escola em si é apelidada de CARANDIRU, as salas estão com o estado de conservação boa, arejada, iluminada, porém pequena demais para uma sala de aula adequada

Área disponível para atividades artísticas: se tem espaço que possa ser considerado como anfiteatro ou similar no qual possam realizar-se esse tipo de atividade

 A escola laboratório não dispõe desta área de recreação.

Área disponível para atividades esportivas: quadra de esportes, piscina, campo de futebol, tanque de areia etc.

A área destinada às atividades esportivas é bem ampla, mas é só uma quadra que os alunos tem acesso para aula de educação física ou algum evento acompanhado por um professor, jamais o aluno tem acesso à quadra esportiva sozinho, nos muitos horários vagos de aula que a escola tem.
A quadra é toda cercada e um pouco afastada das salas de aulas, o que o barulho da bola em nada interfere ou interferia nas atividades educacionais.

Área disponível para atividades de leitura: biblioteca, cantos de leitura, etc.

A escola de suas nove salas uma foi destinada para ser biblioteca, todavia esta se encontra fechada por falta de funcionários, quanto a cantos de leituras, se é que os alunos desta escola realizam alguma, a não ser obrigatória, utilizam os “canteiro” sem plantas ou pátio da escola.
Coisa rara é perceber um aluno com livros as mãos a não ser caderno de assunto sendo transcrito do de um colega que fez a atividade e troca por lanche.



Área disponível para atividades informáticas: laboratório de informática ou similar
                       
Tem uma sala, que é o laboratório de informática, com computadores e internet, mais não funciona, é como a biblioteca, serve só para constar que a escola é detentora desses espaços, mas ficam isolados.
Uma das salas do laboratório foi destinada para ser sala de aula da terceira série.

Instalações Sanitárias: especificar quantidade de banheiros, relação do número de banheiros com número de alunos, estado de higiene, limpeza, arrumação, equipamentos, etc.

Contém a sala de higienização com um espaço com três banheiros feminino e três masculino, sempre limpo e com papel higiênico, quando falta papel higiênico nos banheiro é só o aluno se deslocar a cantina e pedir a uma das três auxiliares de serviço geral.
Essas duas salas atrás na foto especificam os banheiros masculino e feminino e a grade ao lado é a cantina.


Área disponível para primeiros cuidados ou socorro: por exemplo, aluno, professor indisposto, etc.

 A escola não dispõe de espaço para atender aluno ou professor indisposto e cada um se vira como pode para retornar para casa ou para se dirigir a um PSF da cidade.











13. PROFISSIONAIS

Organograma da organização



Número de professores em efetivo e número de professores afastados

São trintas professores em efetivo trabalho e nenhuma afastados.

Número de professores em efetivo: relação quantitativa entre número de professores e número de alunos, quantidade média de alunos atendidos por cada professor

Para cumprir a carga horária de 40 horas semanais os professores em sua maioria trabalham com 115 alunos, os professores com jornada de 20 horas atendem há no máximo 60 alunos, quando atuam no noturno, no período diurno atendem a 100 alunos a depender da disciplina.

Idade Média dos professores

Os professores em efetivo trabalho na escola laboratório são em sua maioria da velha guarda ficando a idade variável de 30 anos a 72 anos, muitos só esperam sair no diário oficial à aposentadoria.


Último curso de atualização realizado pelos professores

Como são em sua maioria professores da velha guarda, o último curso de atualização da maioria foram à graduação e os professores de português e matemática fizeram a atualização por meio dos cursos do Gestar II, os estagiários três deles estão realizando pós- graduação para manter o emprego, um realizando a graduação à distância.











2   RELAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE

 A escola mantém um contato precário com a comunidade, estando já no segundo semestre a escola só realizou uma reunião com os pais de alunos, pois a direção da escola é difícil de ser encontrada na escola.
 A comunicação acontece mais por meio de suspensão ou convocação para comparecer a escola após um ato falho do aluno.
“A escola não presta conta a comunidade sobre as atividades, no início do ano letivo teve uma reunião com os pais para o “querido diretor” se apresentar aos pais e apresentar as regras da escola, no mais nada tem sido feito”, informação colhida mediante alunos e pais de alunos, tanto quanto com alguns funcionários, que preferiram que não fosse citado seus nomes.
A escola laboratório tem no pátio um mural que nele são elencados alguns recados que não são lídios pela maioria dos alunos, sempre visível com anúncio de festas que acontece nos botecos das proximidades.
Segundo a comunidade escolar a direção não transmite aos professores todas as informações necessárias, por via de regras quando eles sabem de alguma coisa confirmam por telefone com a direção “que é ausente na escola”, pois atua como professor em escola do município.
Segundo a coordenadora do PROEJA Joyce Trindade Coimbra a escola só informa sobre o conselho de classe aos pais que procuram a escola para saber da situação educacional de seu (a) filho (a) que estuda na escola.
Continuando com a fala da coordenadora de projetos a escola não comunica a comunidade sobre as estatísticas educacionais publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, MEC, Secretarias de Educação sobre o desempenho da Escola, se algum pai tiver interesse que busque.
A escola não se relaciona com nenhuma organização da comunidade.


















3 RECURSOS DAS TECNOLOGIASDA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PRESENTES NA ESCOLAR

A organização está conectada à Internet?
( x  ) sim                     (   )não
A conexão com a Internet permite a busca de informações com rapidez?
( x  ) sim                     (   )não
Todos os profissionais podem acessar a Internet pelo menos uma vez por semana?
(  x ) sim                     (   )não
A escola conta com Laboratórios de Informática?
( x  ) sim                     (   )não
Qual a relação existente entre número de alunos e computadores?
Nº _35__alunos  X  Nº _25___computadores
Há televisão?
(   x) sim                     (   )não
Qual a relação existente entre número de alunos e televisores?
Nº __35_alunos  X  Nº __09__televisores
Videocassete?
(   ) sim                     (   x)não
DVD?
(x   ) sim                     (   )não
Qual a relação existente entre número de alunos e videocassete e ou DVD?
Nº ___alunos  X  Nº ____videocassete
Nº __35_alunos  X  Nº __09__DVD
Os docentes utilizam os programas da Tevê Escola com material didático?
(   ) sim                     ( x  )não
Se sim, quais utiliza?
Em que momentos utiliza?
Docentes acompanham o programa Salto para o Futuro?
(   ) sim                     (  x )não
Qual foi o último programa que o docente assistiu?
Quando foi transmitido o programa?
O processo comunicacional docente/discentes utiliza os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação?
                                                ( x  ) sim                     (   )não
Os alunos participam de atividades em que possam conhecer diferentes tipos de comunicados:
Troca de correspondência por correio tradicional  (   ) sim     (   )não;
E-mail                                                         ( x  ) sim       (   )não;
Elaboração de avisos                                  (   x) sim       (   )não
Convites                                                     ( x  ) sim       (   )não
Cartazes                                                     (  x ) sim       (   )não
Folhetos                                                       (  x ) sim       (   )não
Elaboração de livro                                      (   ) sim       (  x )não
Revista                                                          (   ) sim       (  x )não
Jornal                                                              (x   ) sim       (   )não
Boletim                                                              (   ) sim       (   )não
Produção de programa de rádio                        (   ) sim       (  x )não
Tevê                                                                  (   ) sim       (  x )não
Vídeo                                                                 (   ) sim       ( x  )não
Realização de entrevistas                                  ( x  ) sim       (   )não
Debates                                                               (  x ) sim       (   )não
Elaboração de abaixo-assinado                           (   ) sim       (x   )não
Construção de página web                                    (   ) sim       (  x )não
Blog                                                                      (  x ) sim       (   )não



















4  ANÁLISE DA AÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NA ESCOLA

 Identificação: Colégio Estadual Eraldo Tinoco  
Localização: Avenida Antonio Carlos Magalhães, S/N, Palmeiras, Alcobaça, Bahia, 45990-000 e (073) 3293- 2211

Caracterização da Comunidade:
 A escola laboratório Colégio estadual Eraldo Tinoco fica situada a BR-290  a  altura de 3km do centro da cidade de Alcobaça, a escola fica situada no bairro Palmeiras assim condicionada da divisão geográfica da cidade.
Na proximidade do colégio tem um botequim que  funciona no período noturno com bebidas e jogo de sinuca. Ainda, nas proximidades da escola tem um Brega que funciona a 1km de distância da escola laboratório que  fica a 1km do trevo de saída da cidade, área um pouco distante das boas práticas saudáveis.
Na comunidade, de proximidade, da escola tem alunos de todas as esferas sociais, por assim dizer você percebe que a clientela é bem heterogenia, com alunos dos 15 aos 62 anos, no Colégio Estadual Eraldo Tinoco, os alunos estudam para aprender uma profissão, para adquiri um certificado do ensino médio, para não ficar em casa no período noturno ou só para passar o tempo.
O acesso a escola só é permitido por meio de transporte coletivo ou particular, os alunos e alguns professores vão para o colégio no ônibus escolar, de moto táxi de carro, bicicleta, de carona ou caminhando como muitos fazem para não perder o estudo.
Caracterização da Organização e funcionamento da escola:
 Nível de ensino: Ensino Médio e Técnico Profissionalizante.
 Modalidades: Estadual
Turmas: 1ª série A, B e C; 2ª série A, B e C; 3ª série A, B e C; EIXO VI - A e VI -  B e EIXO  VII; PROEJA II e IV
Horários: Matutino e Vespertino


A Proposta Pedagógica da Escola

A proposta pedagógica da escola Colégio Estadual Eraldo Tinoco foi elaborada coletivamente, pelo grupo: gestor e comunidade escolar a partir das indagações surgidas durante reuniões e da realidade local, após a elaboração foi submetida a  e apreciação do Conselho Escolar.
Todos os professores em efetivo trabalho pedagógico participaram da elaboração da proposta juntamente com os pais de alunos.
A proposta pedagógica foi executada em três meses: Junho, Julho e Agosto.
A Proposta é avaliada mediante as necessidades que surge e ao término do ano letivo. A escola não desenvolve nenhum projeto educacional.
A escola, ainda infelizmente, não conseguiu resultado positivo no seu modo de atuar, os alunos que saem do ensino médio na escola Eraldo Tinoco, não conseguem se classificar em nenhum vestibular sem antes passar por cursinhos preparatórios.
O interessante seria a escola traçar metas para melhorar o aprendizado e focar na capacitação dos professores e na supervisão das aulas, os alunos sentem desanimo em estudar, pois os professores em sua maioria estão ultrapassados.
Por meio de avaliação escrita e supervisionada e como as salas são pequenas em dia de provão os alunos são distribuídos pelo pátio e corredor da escola.  Essa verificação acontece a cada dois bimestre, ou seja, como aqui na Bahia é conhecida a cada final de unidade.
Infelizmente as ações até agora tomada não apresentou nenhum resultados significativos em prol do aprendizado e melhor qualificação dos alunos. O sistema de avaliação adotado na escola é o somativo.
Segundo a direção ao término do ano letivo o grupo irá se reunir para uma revisão conjunta da proposta pedagógica, mas nada consta no calendário escolar. O processo de ensino segue a hierarquia do tradicional conteudista, na base da decoração para responder a questionário do provão, pois trabalhos  interdisciplinar não existe.
O plano de curso segue o roteiro do livro didático, o livro é distribuído em quatro unidades e a cada bimestre é trabalhado os conteúdos ali elencados, para acompanhar a execução do processo de aplicação dos conteúdos tem os provões, que é a verificação do aprendizado, os  diários de classe aonde os professores registram as aulas computadas.
A escola faz valer o que reza a LDB 9394/96, os alunos  tem direito a fazer a recuperação paralela ao término de cada unidade e ao final do ano letivo tem a recuperação geral que fica a critério do professor. Se  a intenção é reprovar o professor coloca todos os conteúdos estudados durante o ano letivo  para a recuperação que acontece num período de 15 dias, destinados para a recuperação. São uma semana de aula, uma semana de estudo intensivo e uma para a aplicação das provas.
Segundo o diretor Celso Alves de Oliveira a proposta será reformulada e que a temática aprendizado e indisciplina serão o ponto de partida para a reformulação da mesma.
A escola não possui coordenação pedagógica para os alunos do regular, somente os cursos dos projetos têm coordenador pedagógico, as duas que tem não são suficientes para suprir as necessidades educacionais.
Na verdade a escola laboratório Colégio Estadual Eraldo Tinoco é uma escola “modelo” de incapacidade. Os professores que atuam nessa escola são ultrapassados, os alunos são meros telespectadores que não tem iniciativa de questionar ou reivindicar uma mudança na situação da escola.
Tendo a mídia  como meio instigante os alunos não a utiliza para reivindicar uma escola humana e preparatório, ao menos  condizente com a expectativa.
Por se a única escola de ensino médio, creio, que os alunos e seus familiares sentem-se pouco a vontade  em manifestar-se e ficarem sem a escola.

OBSERVAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO

1. Qual foi o conteúdo abordado na aula?
 No dia 26 na turma da 3ª série A o assunto foi Literatura:
Ø  Semana da Arte Moderna:
·         Primeira leitura:
ü  Texto 1- Erro de português de Oswald de Andrade
ü  Texto 2- Canto do regresso à pátria de Oswald de Andrade
ü  Texto 3 - Pronominais de Oswald de Andrade
2. É possível perceber se o conteúdo se insere em algum projeto de trabalho?
Ø  Não especificamente, mais é conteúdo do livro didático.
3.  Que tipo de conteúdo (factual, conceitual, procedimental, atitudinal) foi trabalhado?
Ø  Conceitual, pois os alunos aprendem a gostar de literatura.
4.  O conteúdo trabalhado se insere em qual dos conteúdos curriculares e ou Temas Transversais?
Ø  Aos conteúdos curriculares.
5.  A explicação ou a atividade desenvolvendo o conteúdo trabalhado foi adequada para o nível de compreensão dos alunos da sala?  Justifique sua observação com algum exemplo.
Ø  A professora iniciou a aula por meio da declamação de fragmentos de poemas e foi aos poucos falando de literatura e introduziu os três pequenos textos literários de Oswald de Andrade e teceu comentários sobre a Semana de Arte Moderna.
6. Os alunos demonstraram compreender a explicação ou a atividade?
Ø  Parcialmente, pois os alunos não demonstraram interesse pela aula.
7. Algum aluno declarou não compreender a explicação ou a atividade realizada?
Ø  Não, os alunos são ociosos no ato de aprender.
8.  Como reage o professor quando algum aluno declara não compreender a explicação? Ele explica do mesmo modo, com os mesmos exemplos? Ele explica de outro modo procurando novos exemplos? 
Ø   Acredito se algum aluno fizesse esse questionamento à professora ficaria muito feliz em responder, pois os alunos não interagem na aula.
9.  De que modo o professor se dirige aos alunos em sala de aula?    Ele se posiciona de um modo distante dos alunos? Ele procura aproximar-se dos alunos? Ele demonstra afetividade para com o grupo?  Ele demonstra preferência por determinados alunos?
Ø  Normal, sem predileção e sem muita aproximação. Relação comum para escola pública estadual. Os professores da escola laboratório como citado anteriormente estão cansados e próximo da aposentadoria e não tem mais aquele brilho para o ato de educar.
10. O professor permite que os alunos expressem seus pontos de vista?
Ø  Posso dizer que sim, se o ponto de vista é o esperado pelo professor e não se for contrário ao que ele deseja.
11. Você presenciou alguma situação de confronto entre professor e alunos e ou alunos e professores?
Ø  Sim, no momento do provão uma garota bateu de frente com a professora, pelo fato de ela querer ficar em um local e a professora a colocar em outra.
12. De que modo o professor estabelece as rotinas e regras necessárias para o convívio do grupo?
Ø  Por meio do diário de frequência que é o instrumento onde é relatado todas as ocorrências que acontece em sala.
13.  De que modo os alunos reagem às regras e rotinas necessárias para o convívio do grupo?
Ø  Não aceitam, mas suportam por ser a única escola de Ensino Médio no município e não terem condição de frequentar outra escola em município circunvizinho.
14. O professor chama os alunos por seus nomes ou apelidos?
Ø   Os alunos são chamados por seu primeiro nome.
15.  O professor reforça alguma diferença física, intelectual e ou emocional existente entre os alunos?
Ø  Não foram percebidas em sala de aula tais diferenças, mas na sala dos professores alguns comentários me fez pensar diferente.
16. Você presenciou alguma situação de preconceito do professor em relação aos alunos?
Ø   Não em sala de aula, mas na sala dos professores presenciei algumas falas preconceituosas em relação aos alunos com déficit de aprendizado, ou seja, os repetentes. Na sala da coordenação que funciona com secretaria escolar duas professoras de língua portuguesa foram bem clara quanto à competência intelectual dos alunos.
17. Você presenciou alguma situação de preconceito dos alunos em relação ao professor?
Ø  Sim, nenhuma fala foi na frente do professor mais no pátio e nos corredores da escola e roda de conversa, o respeito pela pessoa do professor não é assunto de primeira página (os alunos criticam os professores por sua idade avançada, por seu estilo de roupa ou por sua aparência física), a todo o momento um apelido ou uma chacota.
18. Você presenciou alguma situação de preconceito entre os alunos?
Ø  Não, mais me foi relatado que os alunos veteranos pegam no pé dos novatos e as brigas são constantes no intervalo.
19. O professor fala da mesma maneira para meninas e meninos?
Ø  Utiliza a mesma linguagem.
20. Se o professor falar de modo diferente entre meninas e meninos, descreva o modo como ele se dirige a cada grupo.
Ø   Não há diferença entre as falas.
21. O professor propõe o mesmo tipo de atividades para meninas e meninos?
Ø   As atividades didáticas propostas são as mesmas para meninos e meninas.

22.  Se o professor propõe atividades diferentes para meninas e meninos, descreva o tipo de atividade proposta para as meninas e para os meninos.
Ø  Não há diferença entre as atividades.
23.  Nas atividades em grupo, o professor inclui no mesmo grupo meninas e meninos?
Ø  Sim, o trabalho é com grupo misto, não existe separação por gênero ou etnia.
24. Você considera que as atitudes do professor em sala de aula poderão levar às crianças a construírem uma relação de respeito entre meninas e meninos?  Justifique o seu posicionamento exemplificando com alguma situação que você pôde observar na sala de aula.
Ø  Os alunos da escola laboratório são bem crescidinhos para que a ação do professor interfira em suas relações pessoais.

ROTEIRO PARA ENTREVISTAR O DOCENTE

1. Professor, qual foi o conteúdo abordado na aula?
2. Esse conteúdo se insere em algum projeto de trabalho? 
3. Se sim, em qual projeto de trabalho?
4. Você costuma trabalhar por projetos? É prática habitual na escola?
5. Professor, que tipo de conteúdo (factual, conceitual, procedimental, atitudinal) foi trabalhado nesta aula?
6.  O conteúdo trabalhado na aula de hoje se insere em qual dos conteúdos curriculares? Se insere em algum tema Transversal?
7. Professor, que tipo de dificuldade você encontra para conduzir a sala de aula?
8.Professor,  você  percebe  alguma  diferença  física,  intelectual  e  ou  emocional existente entre os alunos desta sala?
9. Se o professor percebe alguma diferença física, intelectual e ou emocional existente entre os alunos pergunte: Professor como você trabalha essas diferenças entre os alunos?
10. Professor, que conselho você daria para um professor iniciante desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade?
Após observação das aulas das professoras Maria Helena  Braz de Oliveira(1ª série A e C no período matutino; 3ª série C e Eixo VI e VII no noturno), Anita Leocádia  Michaud (1ª série B;  2ª série B e C do matutino) e Maria de Lourdes  Cruz Santos(3ª série A e B do matutino).
As professoras observadas em sua prática pedagógica foram coerentes com o respondido na entrevista, a indiscrepância aconteceu  ao relatar os conteúdos ministrados, que por estarem sendo observadas voltaram a conteúdos do início do ano letivo, por serem mais fácies e menos complexos para aplicar em aula.
As três professoras observadas só estão esperando a divulgação no diário oficial para a aposentadoria.
As professoras não demonstraram afeto para com os alunos, creio por ser anos na estrada e não suportarem mais esta árdua tarefa.  Creio que em relação a transmissão  de conteúdos são ótimas, mas como formadoras de opinião estão atrasada ao lidar com jovens, que estão  antenados com as novidades do mundo atual e já sabem o que querem da vida pessoal e profissional.
Como ensino médio é a preparação dos egressos para o mercado de trabalho, algumas atitudes não são recomendáveis para jovens que estão cheio de sonhos. As professoras em si são  pessimistas e comentam coisas desagradáveis sobre os alunos na sala dos professores.
Gestão Escolar e Participação

Na sua opinião, os profissionais da educação participam da gestão escolar?
 Sim.

De que modo acontece essa participação?
Através de reuniões e planejamentos.

Em que momentos acontecem essa participação?
Reuniões.

A participação de qual profissional (se diretor, se vice-diretor, coordenador, professor) é mais evidente? Por quê?
Todo corpo administrativo da escola.
Os pais dos alunos participam nas atividades propostas pelo gestor da escola?
Sim.
Se os pais dos alunos participam, de que modo e quando participam?
 Através de reuniões e eventos realizados pela escola.
Se os pais dos alunos não participam, na sua opinião, existe alguma dificuldade, algum impedimento para a participação dos pais?
Eles participam.
A escola tem conselho escolar?
 Sim.
Os pais dos alunos participam do conselho escolar?
 Sim.
Como se programa a aplicação dos recursos financeiros (o que se gasta) da escola?
Através de cotação, observando a necessidade da escola
Como se faz a prestação de contas dos  gastos da escola?
Através de notas fiscais.
A escola conta com algum representante que participe de colegiados em nível de sistema educacional?(Conselho Municipal de Educação, Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, Conselho de Merenda Escolar, ou outros)?
Conselho escolar.
Na sua opinião, quais são os assuntos e as questões que os profissionais da educação e membros da comunidade devem ajudar a planejar e  a decidir na escola?
 Indisciplina e Ensino Aprendizagem.


PLANO DE AULA 01

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
Apropriar-se das normas de concordância verbal segundo a variedade padrão.







Concordância Verbal
Aula explicativa e dialogada;
Atividade do livro didático;
Atividade complementar;
Leitura de tópicos;
Exercícios na lousa para explicação.

Livro didático;
Caderno;
Caneta; lápis;
Borracha;
Quadro branco;
Piloto de quadro branco;
Folha mimeografada.




Participação ativa na aula.
REFERÊNCIA: Emília Amaral et. al Novas palavras: língua portuguesa: ensino médio. 2ª ed. renov. São Paulo: FTD, 2005. ( Coleção novas palavras)




PLANO DE AULA 02

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
Apropriar-se das normas de concordância nominal  segundo a variedade padrão.


Concordância Nominal
Aula explicativa e dialogada;
Atividade do livro didático;
Atividade complementar;
Leitura de tópicos;
Exercícios na lousa para explicação.

Livro didático;
Caderno;
Caneta; lápis;
Borracha;
Quadro branco;
Piloto de quadro branco;
Folha mimeografada.


Participação ativa na aula.
REFERÊNCIA: Emília Amaral et. al Novas palavras: língua portuguesa: ensino médio. 2ª ed. renov. São Paulo: FTD, 2005. ( Coleção novas palavras)






PLANO DE AULA 03

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
Apropriar-se das normas de concordância  verbal  segundo a variedade padrão, pondo  em uso  aspectos, estilísticos e semânticos  relacionados à estrutura e à formação   de palavras, bem como princípio da concordância.










Casos especiais de concordância
Aula explicativa e dialogada;
Atividade do livro didático;
Atividade complementar;
Leitura de tópicos;
Exercícios na lousa para explicação.

Livro didático;
Caderno;
Caneta; lápis;
Borracha;
Quadro branco;
Piloto de quadro branco;
Folha mimeografada.
Participação ativa na aula.
REFERÊNCIA: Emília Amaral et. al Novas palavras: língua portuguesa: ensino médio. 2ª ed. renov. São Paulo: FTD, 2005. ( Coleção novas palavras)


PLANO DE AULA 04

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
Conhecer os princípios  de regência  e colocação existentes  na língua.
Sintaxe de Regência: regência verbal e nominal
            Aula explicativa e dialogada;
Atividade do livro didático;
Atividade complementar;
Leitura de tópicos;
Exercícios na lousa para explicação.

Livro didático;
Caderno;
Caneta; lápis;
Borracha;
Quadro branco;
Piloto de quadro branco;
Folha mimeografada.

Participação ativa na aula.
REFERÊNCIA: Emília Amaral et. al Novas palavras: língua portuguesa: ensino médio. 2ª ed. renov. São Paulo: FTD, 2005. ( Coleção novas palavras)






PLANO DE AULA 05

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
Conhecer e exercitar  os princípios  que envolvem o fenômeno da crase.

A regência: crase
Aula explicativa e dialogada;
Atividade do livro didático;
Atividade complementar;
Leitura de tópicos;
Exercícios na lousa para explicação.

Livro didático;
Caderno;
Caneta; lápis;
Borracha;
Quadro branco;
Piloto de quadro branco;
Folha mimeografada.


Participação ativa na aula.
REFERÊNCIA: Emília Amaral et. al Novas palavras: língua portuguesa: ensino médio. 2ª ed. renov. São Paulo: FTD, 2005. (Coleção novas palavras)













[1] Série é como as turmas do regular no ensino médio são chamadas.
[2] Eixo VI é o estudo da área das humanas.
[3] Eixo VII é o estudo das áreas das exatas.

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