sexta-feira, 4 de abril de 2014

PLANO DE CURSO DO 3º ANO

SÍMBOLO EUNICE
ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EUNICE JERONIMO DE OLIVEIRA

TEL. (73) 3293 – 2943

PLANO DE CURSO
3º ANO
PORTUGUÊS
I UNIDADE
Tipologia textual
Produção textual
Alfabeto: vogais e consoantes
Uso da letra maiúscula e minúscula
Ordem alfabética e uso do dicionário
Encontro vocálico: hiato, ditongo e tritongo.
Encontro consonantal: dígrafo
Substantivo próprio e comum
Silabas: classificação das palavras quanto ao numero de silabas
Número do substantivo
Artigos definido e indefinido
Ortografia: T e D / F e V / P e B / C e Q / R e RR / MP e MB e N antes de consoantes

II UNIDADE
Tipologia textual
Produção textual
Silaba tônica e suas classificações das palavras quanto à posição da silaba tônica
Gênero do substantivo
Grau do substantivo
Pontuação: uso do ponto final, ponto de interrogação e do ponto de exclamação
Tipos de frases
Substantivo coletivo
Ortografia: S e SS / L e U / C e Ç / G e J / S e Z

III UNIDADE
Tipologia textual
Produção textual
Adjetivo
Locução adjetiva
Adjetivo pátrio
Pronome pessoal do caso reto
Pontuação no diálogo: travessão, dois pontos.
Substantivo simples e composto
Noção de verbo
Ortografia: X e CH / LI e LH / O e U / QU e GU / NH / LH e CH

IV UNIDADE
Tipologia textual
Produção textual
Sinônimo e antônimo
Verbos
Tempos verbais
Conjugação verbal
Ortografia: os sons do X, revisão das ortografias trabalhadas.


MATEMÁTICA
I UNIDADE
Números

Um pouco da história dos números
Como e onde os números são usados?
Números e formas geométricas
Números e estatística (tabuadas)
Sistema de numeração decimal
O número 10 (dez)
Dezenas inteiras ou dezenas exatas até 99
Dezenas e unidades
Composição, decomposição e leitura dos números
Antecessor e sucessor

Sólidos geométricos
Alguns sólidos geométricos
Sólidos geométricos redondos ou corpos redondos

Adição
Adição sem reagrupamentos
Adição com reagrupamentos

Grandeza e medida

Medida de tempo
Dinheiro: um pouco de história

II UNIDADE
Números
Números de 100 a 999
Números pares e ímpares
Ordens e classes
Ordem crescente e decrescente
Maior que / menor que e igual à
Tratamento de informação (gráfico)
Sucessor e antecessor
Números ordinais
Números romanos

Sólidos geométricos
Sólidos geométricos (que rolam e não rolam)

Operações
Revisão de adição
Subtração: sem reagrupame4nto e com reagrupamento
As ideias da multiplicação

Grandeza e medida
Medida de comprimento
III UNIDADE
Números

Sistema de numeração decimal: números até a 4ª ordem (unidade de milhar)
Leitura, representação, sequência, ordem crescente e decrescente
Valor absoluto e valor relativo dos numerais
Ordens e classes

Operações

Multiplicação
A ideia da divisão

Regiões planas e seus contornos

Regiões planas
As regiões planas do tangram
Figuras planas e simetria
Contornos

Grandeza e medida

Medida de massa

IV UNIDADE
Números

Sistema de numeração decimal (5ª e 6ª ordem)
Noção de dezena de milhar


Operações

Divisão
As quatro operações


Grandeza e medida

Medida de capacidade

CIÊNCIAS
I UNIDADE
AMBIENTE E SERES VIVOS

Explorando um jardim
Observando e descrevendo animais
Comparando animais

Conhecendo outros animais
Vertebrados
Conhecendo agrupamentos famosos

Agrupando animais
Criando critérios

Os animais e a nossa saúde
Animais parasitas
Os piolhos e a nossa saúde
Animais peçonhentos
Serpentes venenosas
Um alerta sobre as aranhas

II UNIDADE
OS ALIMENTOS E NÓS

Vegetais na alimentação
Como é o corpo de um vegetal
Fazendo uma horta
Antes de comer frutas e verduras

O que comer?
Analisando refeições
Agora você é o cozinheiro!
Comer: um conjunto de sensações

Experiências na cozinha
Investigando o que aconteceu
Uma reação efervescente
Produtos e substancias
Substancia química por toda parte

Alimentos e transformações
Transformações à nossa volta
Um mundo em transformação
Quando os alimentos estragam
De olho nos alimentos
III UNIDADE
O TEMPO PASSA

Do natural ao sintético
De que é feito?
Do natural ao sintético
Alertando sobre riscos

Dos lampiões às lâmpadas e sombras
Iluminando diferentes corpos
A luz e os corpos
Sombras de diferentes formatos
A história do teatro de sombras

IV UNIDADE
INVENÇÕES E TRANSPORTES

Os meios de transportes e nós
Meios de transporte
É movido a
Nosso corpo se movimenta

A tecnologia por trás da bicicleta
A história da bicicleta
O funcionamento da bicicleta

Uma grande invenção
Fazendo força
Força e movimento
Fazendo menos esforço
Rodas para a humanidade
HISTÓRIA
I UNIDADE

CONHECER O PASSADO

Direto da fonte
Seguindo pistas
O que os mapas revelam
O olhar do artista
Vestígios do passado

Uma história, muitas fontes

Medir o tempo, localizar os acontecimentos
Quando aconteceu?
As medidas do tempo
Navegar no tempo

VIVER E APRENDER

Você e a escola

Como aprendemos
Aprendendo com os amigos
Aprendendo na escola
Minha agenda
Meu diário
Aprendendo com os mais velhos

Como as crianças indígenas aprendem

Recordações do tempo de escola

II UNIDADE
PELAS RUAS DA CIDADE

Você e as ruas do cotidiano
A rua onde você mora
O lugar onde você vive

A convivência na escola

A rua onde moro já foi assim

A convivência mudou?

Imagens do passado

TEMPO DE BRINCAR

Brincando ontem e hoje
Brincar é coisa antiga

O direito de brincar

Lazer, cotidiano e história
O lazer da turma
Lazer em família

O povo fazendo festa

Os jogos de cada povo

III UNIDADE

TEMPO E TRABALHO
As pessoas e o trabalho

Enquanto uns dormem, outros trabalham

O trabalho ao longo do tempo
O trabalho no campo
O trabalho na cidade
Lembranças de trabalhadores
Lembranças de um aprendiz

Crianças trabalhando ontem e hoje
Sem tempo para brincar

O trabalho nas comunidades indígenas
Jeito de indígena
Imagens do trabalho escravo

As mulheres no mundo do trabalho

Em benefício de todos
Em busca de soluções para as crianças


IV UNIDADE
O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO

A história do livro

Uma breve história do pão

Falando de comunicação
Comunicando-se ontem e hoje
Na era da TV

Os meios de transportes também se modificaram

O ser humano modifica o ambiente

GEOGRAFIA
 I UNIDADE

FAMÍLIAS: VIDA E CONVIVÊNCIA

Viver em família
A família de cada um
Outros modos de convivência

Laços familiares
Do outro lado do mundo
Espaços de convivência
A casa onde você mora
Descobrindo a própria casa
O dia a dia de uma casa

Moradias indígenas

NOSSO DIA A DIA NA ESCOLA

Os espaços da escola
Os cantinhos da turma
A fachada da escola
A planta da sala de aula

Escola para todos
Escolas indígenas
Sempre é tempo de aprender
Escolas virtuais
II UNIDADE
RUAS DE TODO DIA

Nos espaços das ruas
Da casa até a escola
Pesquisa de campo
Compartilhando as pesquisas da turma
Ontem, hoje e amanhã
Participando da comunidade

Trabalhando com plantas e mapas
Pontos de vista
Construindo uma planta
Conhecendo os pontos cardeais
De norte a sul
O mapa do Brasil

III UNIDADE
TRABALHAR É PRECISO

Trabalho e comunidade
A troca de mercadorias
O trabalho de cada um
Quadro das profissões
As profissões no tempo
As pessoas, os lugares e o trabalho

Outro modo de viver
Usar bem para ter sempre
Todo dia se faz de tudo
 Moitará!
IV UNIDADE

UM LUGAR NPARA VIVER

As pessoas e a natureza
Um passeio com a turma
De olho no meio ambiente
Lendo as paisagens
A natureza transformada

A natureza e as paisagens
As formas das paisagens
Ao longo do tempo
Os rios na paisagem

A destruição da natureza

Soluções que fazem a diferença

Nenhum comentário:

Postar um comentário