sábado, 14 de novembro de 2009


 


 

GESTAR II

PFCPLP - PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

CULTURA AFRO-BRASILEIRA


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

ALCOBAÇA

2009

APRESENTAÇÃO


 


 


 

Com a inclusão da Lei 10639/03 nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, através de ações do Conselho Estadual de Educação (CARTA DA BAHIA, 2005), foi possível elaborar este projeto interdisciplinar intitulado Cultura afro- brasileira, que tem como princípio a valorização da diversidade étnico-racial e cultural da sociedade alcobacense entre os alunos da rede municipal de ensino (Proposta de implementação / SEMECE, Alcobaça/Bahia, 02/2009).


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

TEMA


 

Cultura afro-brasileira


 


 

PROBLEMÁTICA


 

A valorização da cultura afro na cidade de Alcobaça


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


 


 

O texto escrito é ainda nos dias de hoje, primordialmente aceito e utilizado como principal ferramenta para a construção do conhecimento em sala de aula. Portanto, a maneira como os professores concebem e abordam a leitura de tais textos influencia o ensino-aprendizagem da sua disciplina.


 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998) declaram que é responsabilidade de cada professor, das diversas especialidades, o encaminhamento adequado dos procedimentos metodológicos para a leitura dos textos na sua disciplina.


 

Partindo desses pressupostos, este projeto interdisciplinar que traz o título de CULTURA AFRO BRASILEIRA investiga as concepções de leitura dos professores ministrantes das disciplinas obrigatórias para os anos finais do ensino fundamental, tendo como alvo as escolas públicas de Alcobaça.


 

O projeto vem de encontro à lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, nº 9394/96) que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história da cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica, Lei 10.669/2003. Todavia, não se trata apenas do cumprimento de uma exigência, mas, sobretudo da realização de um trabalho interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de história, geografia, ciências, artes, inglês, matemática e língua portuguesa, criando a expectativa de um bom trabalho interdisciplinar.

"Art. 26-A, da Lei 10.669 de janeiro de 2003 que apregoa que os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, tornam-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

§ 1º O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente a História do Brasil.

§ 2º Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística,Literatura e História Brasileira.


 

Contudo, em muitos lugares, após seis anos de sua aprovação, a lei é ainda ignorada. Muitas vezes simplesmente por falta de capacitação de professores. As mudanças não estão ocorrendo apenas na parte estrutural, mas também são sentidas na pele por alunos e professores.


 

Cabe ao professor, agora, buscar atualizações, cursos de extensão e acostumar a conhecer novas culturas e histórias diferentes das quais estão expostos todos os dias para melhor desempenhar seu papel de mediador na construção do conhecimento.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

OBJETIVO GERAL


 

Despertar o interesse em conhecer as influências culturais exercidas pelos africanos no Brasil, tendo com prioridade as diferenças étnico-raciais na cidade de Alcobaça- Bahia.


 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


 

  • Mostrar a importância dos negros nas influências culturais Alcobacense;
  • Discutir a questão do racismo e sua influência na auto-estima dos negros;
  • Entrar em contato com civilizações africanas existente em Alcobaça e levantar aspectos culturais e religiosos destas civilizações;
  • Valorizar acultura afro-brasileiro, através do conhecimento da cultura popular baiana.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


 

  • Plantas medicinais;
  • Influência afro-brasileira em Alcobaça, Bahia;
  • Costumes herdados da cultura afro-brasileira;
  • Primeiras gerações de famílias afro-descendente habitadas em Alcobaça;
  • Artesanato de origem africana;
  • Comunidade Portela;
  • Comunidade de Porto do Campo, Zé de Veloz;
  • Levantamento de famílias de origem africana em Alcobaça;
  • Assuntos referentes aos acontecimentos da cultura afro no Brasil e na Bahia;
  • História da resistência negra... Histórias que a História não conta;
  • Cultura negra, currículo e educação;
  • Religiosidade, pluralidade/ diversidade e tolerância;
  • Etnia e gênero;
  • Políticas afirmativas.


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     

    METODOLOGIA

    • Pesquisa;
    • Apresentação de grupo de capoeira;
    • Vídeos sobre a organização, luta do negro nos Estados Unidos e no Brasil;
    • Estudo de textos sobre a cultura afra;
    • Visita técnica na fazenda lagoa encantada
    • Promover a valorização dos artistas afro-descendentes de Alcobaça por meio de sarau.


       


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     

    CRONOGRAMA


     

    2009

    Mês


     

    Ações 

    Julho  

    Agosto  

    Setembro 

    Outubro 

    Novembro 

    Elaboração do projeto 

    x 

    x 

       

    Apresentação do projeto na escola

     

    x 

       

    Aplicação do projeto na escola 

     

    x 

    x 

    x 

     

    Relatório sobre a aplicação do projeto

        

    x 

    Entrega do projeto e do relatório 

        

    x 


     


     


     


     


     


     

    EQUIPE DE TRABALHO


     

  1. Cherla Sullivan O. Rezende
  2. Josimeire Ferreira da Conceição
  3. Lucimar dos Santos Inácio Silva
  4. Luziane da Silva Maria
  5. Marcelo Guedes Caetano
  6. Neiva Rosário Ferreira Silva

7. Sandra Aparecida Cruz do Espírito Santo     

8. Valnila dos Santos Miranda


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

AVALIAÇÃO


 

  • Participação nas atividades realizadas;
  • Compreensão do tema;
  • Interação com a turma na execução dos conteúdos;
  • Produção individual sobre a cultura afro-brasileira.


     


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


 

Disponível: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/05/420450.shtml. Acesso em 13 de julho de 2009. 21h42min

SILVA, Petronilha B. G. e; GOMES, Nilma Lino. Experiências Étnico-Culturais para a
formação de professores. Ed. Autêntica, 2002.

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