segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MEMORIAL DE LEITURA DE CURSISTA

MEMORIAL DE LEITURA

Quando criança a minha vida não foi muito próxima aos livros, acredito que um dos maiores fatores que contribuíram para que isso ocorresse foi à falta que a escola fez para minha família, pois os meus pais não são alfabetizados, mas tinham consciência de que a educação formal é de extrema importância para a formação de uma pessoa, por isso eles fizeram o possível  para que eu e meus irmãos pudéssemos estudar sem precisar trabalhar para manter os estudos.  

Ao  iniciar na pré-escola o meu primeiro contato com os livros foi através do material que havia chegado na escola era uma caixa com vários livros e o título deles era o Sítio do Pica-Pau Amarelo, não sei se foi realmente o primeiro, porém foram o que mais me marcaram, seus personagens, as histórias me levavam para o mundo da fantasia.

As aulas que mais me chamavam a atenção eram feitas fora da sala de aula, para mim elas me mostravam que tudo aquilo que a professora falava estava presente no dia a dia.

No meu terceiro ano de escola a minha professora era de grande importância, pois nas sextas-feiras ela fazia sempre o momento da leitura e desse modo conheci outras histórias infantis como: Pinóquio, A bela adormecida. Infelizmente os livros que conheci e li no ensino fundamental eram todos da escola e não podiam ser levados para casa, nesse período só conheci uma biblioteca a partir do sexto ano, ou quinta série, estudando na Escola Centro Educacional de Alcobaça, mesmo assim eu só usava a biblioteca para pesquisar pouquíssimas vezes eu lia um livro, somente aqueles que aguçavam a minha curiosidade como um livro que foi escrito por um alcobacense e contava as histórias das pessoas da cidade, as leituras mais frequentes estavam relacionadas à adolescência como, por exemplo: revistas de horóscopo, ou que falasse também sobre moda entre outros. Só me interessei um pouco pelos livros inclusive de literatura no início do ensino médio, onde os livros que me chamavam a atenção pelos temas abordados como, por exemplo: História de ficção, relacionamentos, romance e que falassem de temas diversificados, nesse momento só lembro de alguns como, se eu pudesse viver a minha vida novamente (Rubens Alves)Violetas na janela. As Valkírias (Paulo Coelho) Dom Casmurro (Machado de Assim). Eu gosto de ler livros que tenham várias histórias em um livro só, mesmo que uma seja seguência da outra. Durante o ensino médio até a faculdade eu não li muitos livros. Mesmo quando iniciei no magistério, os livros lidos estavam relacionados com a profissão, ou seja, livros didáticos, revistas que falassem de educação.   O   momento de maior leitura foi durante a faculdade, pois o curso exigia muitas leituras, mas todos relacionados ao curso de geografia e meio ambiente, as leituras fez com que eu me aproximasse mais da realidade da faculdade, pois o ensino médio que eu fiz estava muito distante do ensino de um curso superior tudo era novo, e os livros fizeram eu me aproximar de uma realidade até então desconhecida, mas os livros que me marcaram foram os de Milton Santos (Por outra globalização) Rickefs (A economia da natureza) Selma Garrido (Estágio e docência) Coimbra (Geografia: uma análise do espaço) os livros hoje tem um significado muito especial pra mim tudo que eu consegui e ainda vou conseguir eu tenho plena consciência que será através dos livros.

                                                            
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário