quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Texto para estudo na TP2

EM 28 ANOS, O BNB CONSEGUIU DEIXAR AS COISAS BEM MELHORES. PARA TODOS OS SANTOS
O paralelismo em mais de um ponto do texto muito contribuiu para reforçar seu caráter persuasivo, além, é claro, de muito favorecer o encadeamento das subpartes do texto.

(1) Até 1952, Padre Cícero era, praticamente, o único agente de desenvolvimento do Nordeste.
(2) A ele se recorria para arranjar emprego, casar a filha, garantir o inverno, curar doenças, erradicar endemias, abrir caminhos, mostrar soluções.
(3) Hoje, as coisas mudaram. Pede-se aos santos, mas espera-se que as soluções venham pelo esforço e ação das instituições humanas.
(4) Como, por exemplo, o BNB, que responde ao desemprego com crédito industrial; ao drama da seca com pesquisa técnica cientifica e financiamento de projetos de açudagem e irrigação; à baixa produtividade agrícola com apoio técnico e crédito rural; aos problemas das áreas metropolitanas com investimentos em infra-estrutura urbana.
(5) Com o apoio e a participação, é claro, de toda a comunidade nordestina.
(6) Pois os milagres, hoje, nascem sempre das mãos, do coração e da mente de todos os santos de casa.
Banco do Nordeste do Brasil S.A.
O banco de 35 milhões de brasileiros.
(Isto É, nº 161, 23/1/80, p.33).
Observemos a organização em paralelo de todo o segundo parágrafo:
A ele se recorria para arranjar emprego, casar a filha, garantir o inverno, curar doenças, erradicar endemias, abrir caminhos, mostrar soluções.
Onde se pode ver que toda a série do que se diz, complementando o verbo recorria, tem a mesma es­trutura: 11m verbo transitivo, no infinitivo, com seu respectivo complemento. (Também merece atenção o paralelismo do quarto e do sexto parágrafo.)
Para ressaltar a conveniência textual de se man­ter o recurso do paralelismo, sobretudo numa série enumerativa. É bom que se ressalte tal aspecto, pois, em geral, as gramáticas escolares e os livros didáticos fogem a explorações dessas e de outras questões textuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário