quarta-feira, 13 de abril de 2011

Intertextualidade: fator de relevância na compreensão do texto

A intertextualidade é muito importante e é um requisito indispensável ao funcionamento discursivo, ou seja, sintonizaro texto com as várias interpretações.
Tal definição leva o aluno à melhora de sua capacidade de recepção de textos, proporcionando uma nova perspectiva de leitura que o leve a observar o texto como um conjunto estruturado de pistas, a ser interpretado como um todo coerente. A intertextualidade favorecer o processo ensino-aprendizagemda língua materna, a nossa Língua Portuguesa.
Estamos falando sobre intertextualidade e a definição de texto não foi abordada. Então, o que é texto? Com certeza, o texto portador de todo o seu sentido, é absorção e transformação de outro texto e a intertextualidade se fixa na transformação e assimilação de vários textos.
Segundo Kristeva, “a intertextualidade introduz um novo modo de leitura: a leitura intertextual”. Isso mostra que cada referência intertextual compreende uma alternativa da leitura do texto.
Não tem como evitar o pensamento de que a formação do aluno leitor é uma etapa necessária para a formação do aluno produtor de textos. Então, devemos, como professores de português incentivar o gosto pela leitura e estimular a produção escrita, por meio de diferentes textos: crônica, romance, conto. O que não se pode esquecer é da intertextualidade na compreensão de um texto.
Formar um leitor capaz de ler qualquer tipo de texto é transformar um aluno em sujeito com possibilidades de superar seus limites, conduzindo-o à reflexão sobre a realidade na qual ele se insere.
Portanto, tornar-se leitor não significa que o mesmo é um escritor. A primeira serve apenas de base e estímulo para que o aluno exercite o raciocínio para posterior produção de texto.

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