quarta-feira, 13 de abril de 2011

PLANO DE AULA I

Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 3ª e 4ª séries
Objetivo geral: identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos quanto à ortografia, concordância verbal e nominal, coerência e coesão de texto na produção de textos escritos.
Objetivos específicos: trabalhar com questões ortográficas, concordância, coerência e coesão textual e diferenciar a linguagem oral da linguagemescrita.
Conteúdos: ortografia; concordância verbal e nominal; pontuação; análise textual.
Desenvolvimento metodológico: para iniciar a aula, o professor deve se apresentar e pedir aos alunos que também se apresentem. Pode ser trabalhadaa ordem alfabética dos nomes.
O próximo passo é verificar o estágio da escrita dos alunos através de uma dinâmica de estimulação à produção escrita, sendo denominada “conversa por escrito”.
Esta técnica deve ser realizada em dupla, e a mesma conversa sobre o que quiser através da folha de papel.
Após os minutos estabelecidos, escolhe-se uma dupla e transcreve a conversa na lousa, e serão trabalhadas a ortografia, pontuação, concordância,coerência e coesão textual.
Pode ocorrer um possível desdobramento da atividade: escolher um texto para analisá-lo de forma estrutural ( regras gramaticais).
Avaliação: diagnóstica: durante a participação e atuação das atividades, assim como por meio de uma produção escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário