quarta-feira, 13 de abril de 2011

PLANOS DE AULA

Em primeiro lugar, é preciso que os professores sintam e assumam a necessidade de transformar a realidade da escolasociedade e conceba o planejamento como um dos meios a serem utilizados para efetivar esta transformação.
É importante insistir que o trabalho de planejamento e a tarefa de prepará-lo, devem ser refletidos e avaliados por toda a equipe escolar.
O processo de planejamento, bem como seus desdobramentos em elaborar, vivenciar, acompanhar e avaliar planos é o próprio espaço da práticapedagógica do educador.
O papel do professor é fundamental, não só como informante ou programador de atividades e interferências, mas também como modelo de escritor/leitor. Ele deve ter em toda perspectiva de trabalho o desenvolvimentocompleto da capacidade linguística de seus alunos.
Algumas visualizações de como pensar o seu planejamento, na questão do conteúdo e forma:
• na 1ª. série ( alfabetização) pode ser assim estruturado, primeiramente as atividades de linguagem ( gestos, desenhos, cores, movimentos, sons) e atividades de reflexão, por exemplo a escrita como representação da falae as letras como representação dos fonemas.
• na 3ª série deve ser dada maior ênfase às atividades de linguagem, de produção e interpretação de textos orais e escritos.
• a 4ª série deve basear-se na leitura e interpretação de diversos tipos de textos e os recursos expressivos utilizados pelos autores. Deve trabalhartam bém com a apreciação crítica, o ponto de vista do autor.
Na 4ª série, como também na 5ª série, podem ser trabalhadas as várias possibilidades que a língua oferece como forma de construção, conforme os elementos que são considerados relevantes para o discurso e as perspectivas nas quais se deseja construir a oração. Não deixar de lado a flexão e a família de palavras - seu valor e significação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário