segunda-feira, 4 de abril de 2011

SÍNTESE DO TEXTO BRASIL- FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: novas perspectivas

Por Zenaide Franco

Um país de homens livres precisa ter no seu entorno uma harmonia entre a educação e filosofia para que o povo não perca seus valores morais, éticos, políticos e sociais, e não venham ser escravos da pequena elite burguesa que comanda esse mundo capitalista e excludente. A filosofia na educação é imprescindível para fazer com que o povo e reflita sobre sua vida, educação, direito e deveres e assim vir a lutar por seus direitos constitucionais.

O percebido no texto do Claudemiro é que a educação sozinha não é capaz de modificar o homem da camada popular e que ela juntamente com a filosofia possa despertar o homem para um pensamento crítico e reflexivo sobre a sua atuação no mundo em que vive.

No ano de 2003 Lula, um sindicalista assumiu a presidência do Brasil, o povo conhecia seu ser como a aula 01 explica que a filosofia é a amiga do sabedoria e sendo sábio você procura conhecer a essência do ser e Lula foi eleito para ser um presidente do povo, mas não foi bem assim governou mais para a elite burguesa, porque para os proletariados sobrou os planos fome zero, bolsa escola, família, vale gás, diga que esmola oferta pelo presidente “salvação”.

Após leitura das aulas de 01 a 48 e do texto Brasil - Filosofia e Educação: novas perspectivas foi possível perceber que a política educacional existente no país não atende a maioria da população, pois o ensino, ainda, é fragmentado deixando a população a mercê dos ditames da elite burguesa que só pensa na classe elitista, esquecendo que um país é formado por povos de cultura e de poder aquisitivo diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário