quarta-feira, 13 de abril de 2011

PLANO DE AULA III

Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 1ª série
Objetivos gerais: identificar em qual estágio de desenvolvimento da escritaos alunos se encontram.
Levar os alunos a perceberem que a escrita é a representação da fala através de uma história contada pelo professor.
Objetivos específicos: trabalhar os estágios do desenvolvimento da escrita com os alunos.
Conteúdos: correspondência entre oralidade/escrita; silabação.
Desenvolvimento metodológico: a aula é iniciada com a narração de uma viagem a outro planeta. Será dito aos alunos que os habitantes do planeta visitado só entendem a linguagem oral dos humanos se for acompanhada de palmas e a linguagem escrita se representada por bolinhas.
Assim, o professor deverá dizer o seu nome e, para cada sílaba, bater palmas uma vez.
Cada um dos alunos fará o mesmo, com seus respectivos nomes.
Posteriormente, o professor dirá aos alunos que os habitantes do planeta desejam conhecer o planeta Terra. Pousaram a nave perto de um campo de futebol e querem saber o nome do jogo, pedindo aos humanos que escrevam (usando bolinhas). E, finalmente, os alunos devem fazer o desenho docampo de futebol.
Continuando a história, os habitantes do planeta querem saber o nome daquilo redondo que as pessoas correm atrás. É a bola, também escrita através de bolinhas.
Finalmente, as pessoas se assustam com uma cobra no meio do campo de futebol e os alunos devem escrever a palavra COBRA. Depois, os habitantesdo planeta são convidados para comer pão. E, lá vão os alunos a escreverem a palavra PÃO em bolinhas.
No final, os alunos devem fazer um desenho que ilustre toda a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário